sexta-feira, dezembro 02, 2005

Escritor bate em Dirceu com bengala

Folha de S. Paulo, 30/11/2005
Às vésperas da votação que definirá seu futuro na Câmara dos Deputados, José Dirceu (PT-SP) viveu ontem uma cena inusitada: foi golpeado duas vezes com uma bengala pelo escritor de livros infanto-juvenis Yves Hublet, 67, que visitava o Congresso.
Hublet foi detido pela Polícia Legislativa (que cuida da segurança interna) por cerca de duas horas. Ao prestar depoimento, disse que teve um "ímpeto de revolta" ao deparar com Dirceu e negou que o ato tenha sido premeditado. O incidente ocorreu por volta das 18h.
Cercado de jornalistas, o ex-chefe da Casa Civil foi surpreendido por dois golpes de bengala que miravam sua cabeça. Enquanto desferia as bengaladas, Hublet gritava "Fristón, Fristón", em referência a um personagem do livro Dom Quixote, obra-prima do espanhol Miguel de Cervantes. Na saída da detenção, Hublet negou-se a explicar o motivo da agressão. "Leiam Dom Quixote", afirmou.
Em uma passagem do livro, Quixote diz que seu inimigo Fristón, um mago, "não poderá evitar aquilo que pelos céus está ordenado". Quixote atribui a Fristón (ou Fristão, nas edições em português) a transformação dos "gigantes" que tenta atacar em moinhos de vento, "para roubar-me a glória de vencê-los". O cavaleiro diz, a seguir, que "de pouco valerão suas más artes contra a bondade de minha espada".
De acordo com a professora de Letras da USP Maria Augusta da Costa Vieira, especialista em Cervantes, Fristão é, na visão de Dom Quixote, um "encantador, que transforma o mundo segundo seus interesses".
O paranaense Hublet é palestrante e autor de livros infantis, entre eles A Grande Guerra de Dona Baleia, Artes & Manhas do Mico-leão-dourado, Anzol Milagroso e Planeta Água. Ele também é oficial de reserva da Aeronáutica. O escritor foi enquadrado no artigo 140 do Código Penal, por "injúria real" (ofensa com agressão física), que pode resultar em um ano de prisão, e liberado a seguir. Dirceu ainda avalia se prestará queixa formalmente.

Nenhum comentário: